top of page
Foto do escritorEdições Enfrentamento

Ernst Bloch e a psicanálise diante da utopia

Lucas Maia lança mais uma importante obra, agora sobre o filósofo alemão Ernst Bloch, tematizando a questão da psicanálise e utopia em seu pensamento. Uma análise rigorosa do autor de "Princípio Esperança" é o fio condutor para entender como o teórico da utopia analisou a psicanálise. É uma obra indispensável para quem tem interesse no pensamento de Ernst Bloch, na psicanálise em geral, na relação entre psicanálise e marxismo, bem como por quem tem interessem entender mais amplamente a teoria da utopia desse autor.


Título: Psicanálise e Utopia em Ernst Bloch

Autor: Lucas Maia

Editora: Edições Enfrentamento

Edição: 01

Ano: 2024

Páginas: 292

Coleção/Série: Pensadores Radicais, 02.

ISBN: 978-65-88258-59-0

ISBN EBOOK: 978-65-88258-58-3

 

Onde comprar?


SINOPSE

 

Ernst Bloch é considerado o maior teórico da utopia e um dos mais importantes representantes do chamado “Marxismo Ocidental”, ao lado de Gramsci, Lukács, Fromm, entre outros. Lucas Maia realiza uma análise criteriosa da crítica blochiana da psicanálise, bem como de sua assimilação da concepção freudiana, intimamente ligada à sua teoria da utopia. Uma obra que não apenas resgata a análise e assimilação da psicanálise por Bloch, mas que vai além, no sentido de realizar uma abordagem crítica e avaliar a contribuição de Bloch para o marxismo. Nesse sentido, a obra é fundamental para todos os interessados no pensamento de Ernst Bloch, bem como para os interessados em psicanálise e marxismo.

 

Texto da orelha:

 

Em Psicanálise e Utopia em Ernst Bloch, Lucas Maia apresenta uma leitura instigante sobre a obra de um pensador ainda pouco lido no Brasil, apesar de ter trabalhos seus traduzidos para o português desde a década de 1970. Bloch, autor prolífico, é possuidor de uma vasta obra, sendo O Princípio Esperança um de seus pontos altos. Contudo, o livro que agora o leitor tem em mãos não visa ser introdução ou mera apresentação de Bloch a leitores não iniciados. Seu mérito consiste em demonstrar o processo de assimilação da Psicanálise feito por Ernst Bloch em sua elaboração da teoria da utopia. Como Bloch se apropriou da Psicanálise? Que lugar tem esta ciência no desenvolvimento da monumental obra de Bloch? Mas além de responder tais questões, o livro de Lucas Maia vai além, demonstrando a contribuição deste autor para uma ampliação da própria episteme marxista. O que de essencial fica para o marxismo da obra de Bloch? Maia também não se restringe a resenhar Bloch, pois aponta vários momentos delicados da obra deste autor, pontos nos quais uma crítica assertiva é realizada. Psicanálise e Utopia em Ernst Bloch é, portanto, uma obra fundamental para nossos dias, marcados como são pela desesperança e desespero diante do futuro, pois recoloca a utopia em debate, resgata o humanismo radical, apontando a perspectiva revolucionária e autogestionária como alternativa concreta para a humanidade.

 

 

Sobre o autor:

 

Lucas Maia é doutor em Geografia, pós-doutor em Sociologia e tem formação em Psicanálise. Atua profissionalmente como professor do Instituto Federal de Goiás – IFG há vários anos. Suas pesquisas abordam temas diversos: história e dinâmica do movimento operário, movimentos sociais, educação e correntes pedagógicas, com destaque para Pedagogia institucional e autogestão pedagógica, o pensamento de Freud e relações da psicanálise com a literatura etc. Contudo, o maior interesse de seus estudos é a obra de Marx e do marxismo subsequente, sobretudo as tendências crítico-revolucionárias, como o Comunismo de Conselhos e o Marxismo Autogestionário. Vários de seus trabalhos versam, por isto, sobre teoria, história e experiências de Autogestão Social. Alguns de seus livros são: Comunismo de Conselhos e Autogestão Social; Leitura Epistêmica de O Capital; Nem Partidos, Nem Sindicados: a Reemergência das Lutas Autônomas no Brasil entre outros.

 

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Edições Enfrentamento
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
bottom of page