Algo inesperado aconteceu em 2013. As lutas estudantis pelo passe livre atingiram um patamar mais elevado, mas o aumento do preço da passagem e a truculência do aparato repressivo do Estado promoveram um apoio da maioria da população brasileira que invadiu as ruas. Essa invasão das ruas foram as maiores manifestações populares da história do Brasil. Como explicar esse fenômeno? O que provocou as manifestações? Qual foi o significado do Estado? Qual o papel dos Black Blocs? Qual relação das manifestações com a sociedade capitalista? Era possível se pensar uma passagem para uma revolução? Essas e outras questões são abordadas na obra organizada por Lucas Maia e Nildo Viana, que também são autores de ensaios presentes na coletânea, ao lado de Edmilson Marques e André Melo dos Santos. É uma obra fundamental para quem quer entender melhor junho de 2013 e como ele é apenas um capítulo de uma história que ainda trará vários outros capítulos ainda mais surpreendentes!
Título: A Irrupção do Inesperado
Subtítulo: As Manifestações Populares em 2013 no Brasil
Organizadores: Lucas Maia, Nildo Viana
Autores: André de Melo Santos, Edmilson Marques, Lucas Maia, Nildo Viana
Editora: Edições Enfrentamento.
Edição: 01.
Ano da publicação: 2023
Páginas: 188
ISBN: 978-65-88258-49-1
ISBN-Ebook: 978-65-88258-50-7
SINOPSE:
As Manifestações Populares de 2013 entraram para a história e receberam inúmeras interpretações. Elas foram vistas como ações de grupos conservadores, produto de conspiração, ação revolucionária, protestos difusos, etc. Os autores da presente coletânea apontam para uma análise crítica das manifestações de 2013 e discutem as suas determinações, características e tendências, buscando explicar a “irrupção do inesperado” e o desencadeamento de manifestações espontâneas como nunca antes ocorreram no país.
Texto da Orelha:
As manifestações de junho de 2013 abalaram o Brasil e significaram uma “irrupção do inesperado”. O que foram as manifestações? Quais suas determinações? Quais suas características? Quais eram as tendências existentes no seu interior? Essas e outras questões são respondidas por André de Melo Santos, Edmilson Marques, Lucas Maia e Nildo Viana. Em 2023, dez anos depois, muitas interpretações das manifestações populares de 2013 ainda existem e essa obra vem para apresentar uma perspectiva crítica de um evento que foi um dos mais surpreendentes na história do Brasil.
Sobre os Organizadores/Autores:
Lucas Maia: Professor do IFG; Mestre e Doutor em Geografia, Pós-Doutor em Sociologia.
Nildo Viana: Professor da UFG; Mestre em Sociologia e Filosofia; doutor em Sociologia.
Edmilson Marques: Professor da UEG; Mestre e doutor em História; Pós-doutor em Sociologia.
André de Melo Santos: Historiador, Especialista em Ciência Política; Mestre e Doutor em Sociologia.
Onde comprar?
Comments