Nildo Viana apresenta uma obra sintética que mostra que vivemos numa sociedade desumanizada, perpassada por vários problemas, marcada por grande parte da humanidade não conseguir ainda satisfazer suas necessidades básicas e o resto não conseguir satisfazer suas necessidades psíquicas/existenciais e discute como é possível sair desse mundo desumano. É uma obra que deve ser lida por todos que conseguem perceber a desumanização provocada pela sociedade capitalista e a luta pela humanização.
Título: Da Sociedade Desumanizada à Humanização da Sociedade
Autor: Nildo Viana
Editora: Edições Enfrentamento.
Edição: 01.
Páginas: 78
Formato: 14x21
Ano da publicação: 2024
ISBN: 978-65-88258-52-1
ISBN (EBOOK): 978-65-88258-51-4
SINOPSE:
Vivemos numa sociedade que nega e reprime as necessidades humanas fundamentais. Uma grande parte da população consegue satisfazer as suas necessidades primárias, mas não consegue satisfazer suas necessidades secundárias, especificamente humanas. Essa é a sociedade em que vivemos. Entender essa sociedade, suas características, sua dinâmica, suas tendências, é fundamental para apresentar um projeto de nova sociedade. O livro de Nildo Viana apresenta uma síntese do que é a nossa sociedade e seus mecanismos de reprodução, bem como aponta para a necessidade de constituir uma nova sociedade, a que queremos. O autor apresenta a sociedade desumanizada em que vivemos e o caminho para a humanização da sociedade.
TEXTO DA ORELHA:
Vivemos numa sociedade desumanizada. O processo civilizatório e humanizador chegou ao seu limite na sociedade capitalista, com suas ambiguidades. O processo de exploração, dominação, alienação, competição, mercantilização e burocratização gerou um amplo processo de desumanização. Por isso é importante compreender essa realidade e a partir disto tentar transformá-la. É preciso entender quem são os que buscam a transformação social, quais as tendências e forças que atuam nesse sentido, pois é aí que se encontra o embrião da humanização da sociedade. Enfim, a leitura da presente obra é fundamental para refletirmos sobre a sociedade em que vivemos e sobre a sociedade que queremos.
BIOGRAFIA
Nildo Viana emergiu das classes inferiores e adentrou ao mundo universitário e acadêmico, mudando de classe social. Porém, ele nunca abandonou o projeto original que tinha desde o início da juventude: a transformação social. A sua produção intelectual é voltada para esse projeto. Obras como “Manifesto Autogestionário”; “Universo Psíquico e Reprodução do Capital”; “O Capitalismo na Era da Acumulação Integral”, “Hegemonia Burguesa e Renovações Hegemônicas” são apenas algumas nas quais buscou contribuir com esse processo de luta pela libertação humana.
Onde comprar?
Comments